quinta-feira, 2 de julho de 2009

AVALIAÇÃO DO CURSO


O Curso “Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs”, encerrou-se no dia 29, de junho de 2009 com uma festinha de confraternização entre os formandos.
Fiquei feliz em observar que alguns alunos pretendem continuar freqüentando o espaço do NTE para aperfeiçoar os conhecimentos acumulados no curso que indiscutivelmente consegue modificar a forma de ver a educação nas nossas escolas.
Eu, como eles, pretendo voltar ao NTE para continuar a desenvolver um trabalho que não apenas visa meu aperfeiçoamento como indivíduo, mas buscando melhorar meu desempenho em sala de aula. Acredito ser este curso demasiadamente pequeno para as possibilidades que ele acaba descortinando para o professor, na verdade, se pensarmos que educação é um aprender constante, nenhum um curso será suficiente, o que temos que fazer é aproveitar todas as oportunidades oferecidas.
No geral o curso é muito bom, oferece não apenas conhecimento básico em informática, mas também possibilidades no campo educacional, como: formas de inserir nossas escolas e nossos alunos no mundo tecnológico; facilita nossa pesquisa em vários campos do conhecimento e nos mostra novas possibilidades em sala de aula.
Temos 100 horas de aulas para desenvolver as atividades propostas pelo professor e acho que são suficientes, mas acho que poderiam tentar dividir os alunos que já possuem um conhecimento em informática daqueles que precisarão ainda conhecer esta ferramenta, apesar das diferenças, ambas as turmas poderiam dentro de suas características, desenvolver melhor o trabalho proposto.
Quanto a minha professorinha, Rosistela Oliveira, só tenho a agradecer pelo carinho e empenho em todo o tempo do curso e em todas as vezes que me acolheu fora do horário do curso quando, muitas horas antes, vinha perturbá-la com meus trabalhos.
Aos amigos deixo um grande abraço e a certeza de que estarei bem aqui em nossos blogs em nosso NTE sempre que precisarem de mim, ajudando com o mesmo carinho que fui recebida.

Informática, educação e suas perspectivas de uso.


Nossa sociedade tem experimentado uma crescente evolução no que diz respeito às tecnologias. É difícil acompanhar as inúmeras novidades, e nossos aparelhos eletrônicos hoje tão modernos, em poucos meses se tornam obsoletos. Assim é o mundo em que vivemos, encontramos pelas ruas, jogados em montes de lixo, objetos que ontem representavam a modernidade.
Nossos professores, por outro lado, ainda não se adaptaram às novas tendências e empregam poucos recursos capazes de integrar nossos jovens ao mundo globalizado que hoje se apresenta. É certo que nossos professores em sua maioria não tiveram oportunidade de experiênciar em sua formação as tecnologias mais modernas, e que deveriam ter tido acesso a elas na época de sua formação, e por este motivo, tentem a usar apenas os recursos que tem domínio.
Falta ainda à escola a percepção de que ela não esta formando o indivíduo para atuar e modificar a comunidade, mas sim para interagir e participar das mudanças globais. A escola deve proporcionar experiências suficientes, em todos os campos do conhecimento para que o indivíduo possa desenvolver um diálogo com tudo a sua volta, facilitando sua comunhão com o universo, visto que o conhecimento se dá de fora para dentro.
Hoje a escola tenta resolver este impasse buscando através de programas e projetos governamentais a inserção das tecnologias medidas pelo computador nas escolas da rede municipal e estadual, visando criar condições que garantam um salto de qualidade, promovendo assim uma transformação na relação aluno-professor, com o conhecimento.
Desta forma é inegável a contribuição das tecnologias, que nos ajudam a localizar, acionar e usar a informação acumulada com facilidade. Por isso é importante direcionar a formação do professor priorizando a interação das tecnologias à sua atuação pedagógica, formando assim, um professor reflexivo e pesquisador que estabelecerá em sala de aula, ambientes de aprendizagem condizentes com a nossa época e às necessidades da modernidade.