quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem "As sereias do ensino eletrônico".

As novas tecnologias chegaram para ficar. Hoje não conseguimos pensar na vida sem nosso celular ou nosso computador ligadinho na internet e nos conectando com o mundo. As novas tecnologias trouxeram à algumas décadas atrás, facilidades inimagináveis como: informação em tempo real, possibilidades de interação e compartilhamento com o mundo.
É claro que essas novas descobertas chegaram a escola e trouxeram benefícios extraordinários que possibilitaram em docentes e discentes um novo olhar sobre a prática escolar. Infelizmente nem todos encaram as TICs como novas “pontes” que podem nos aproximar dos nossos alunos e facilitar a apreensão de novas informações e ainda encaram com desconfiança as inovações, mas terão sim, que implementá-las, tornando suas aulas mais atraentes recuperando no aluno o prazer de estudar.
As possibilidades para a educação trazidas pelas TICs são inúmeras e posso citar: o acesso às informações para pesquisa e as possibilidades de compartilhar suas descobertas com outros estudantes em outras escolas e universidades o que permite que o discente evolua em seus estudos de forma independente tendo o professor apenas como um colaborador/orientador dos trabalhos propostos.
A principal crítica do texto, refere-se ao fato das TICs serem usadas principalmente como mídia de transmissão de informações, espaços onde o internauta apenas vai para relaxar, ver filmes, escutar música e conversar com amigos, quando na sua totalidade as novas tecnologias oferecem muito mais possibilidades e poderiam ser melhor aproveitadas na educação. É importante lembrar que as TICs surgiram a pouco e ainda exercem sua atração intensamente sobre o usuário, como se fossem sereias nos envolvendo com seu canto. Enquanto isso ocorre é necessário discutir as melhores formas de usar as possibilidades desta ferramenta poderosa em favor do trabalho docente, buscando integrar as facilidades da internet para a educação e o prazer que ela pode proporcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário