quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Quem sou como professor e aprendiz.

Como professora e aprendiz, posso me considerar uma entusiasta, que todos os dias tenta levar para sala de aula metodologias que despertem o interesse dos alunos em busca do novo. Acredito que a sala de aula pode ser um lugar que desperta a criatividade e traz prazer alem de proporcionar conhecimento. E para isso, é necessário que os professores estejam no constante aperfeiçoamento do seu conhecimento pois a escola precisa “criar novas formas de distribuir socialmente o conhecimento” como diz, Juan Ignácio Pozo.

Neste processo de mudança da sociedade através das tecnologias insisto que é importante salientar o papel do professor, que juntamente com coordenadores pedagógicos, e a comunidade escolar tentam manter , pesquisa, estudo e planejamento o que representa um grande ganho no processo de renovação da escola. Considero muito importante as palavras da professora Maria Elizabeth B. Almeida, que afirma:

Vivemos numa sociedade informatizada. Não podemos negar o contato com a tecnologia justamente para a população menos favorecida que, em geral, só teria condições de acessá-la no ambiente escolar. Pesquisas mostram resultados promissores quando as tecnologias de informação e comunicação (TICs) são utilizadas de forma adequada, que oriente o uso para a aprendizagem, o exercício da autoria e o desenvolvimento de produções em grupo.
Por isso busco direcionar e incentivar a aprendizagem de forma divertida e acredito ser uma animadora da inteligência coletiva, uma gerenciadora dos aprendizados, sempre incentivando o intercâmbio dos saberes, através do uso das novas tecnologias e não apenas a professora que faz o aluno decorar regras ou a detentora do conhecimento. Estamos sempre aprendendo coisas novas e por isso estou sempre fazendo mudanças na maneira de ensinar conforme vou aprendendo, buscando sempre uma visão crítica do meu desempenho, assim acredito que não corro o risco de esquecer o meu objetivo que é a criação de aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos capazes de apropriar-se de novas formas de ensinar/aprender e de relacionar-se com o conhecimento.

Márcia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário